...

Ningúem inveja o feio, e nem odeia o fraco!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Capoeira pode virar esporte olímpico!

   Adooooro a política, ainda mais discutir sobre ela...mas ela tmb me irrita profundamente! - acho até que é por isso que ela me fascina tanto-
Mas vou mudar o foco hj pra nao me estressar...

"Décima quarta expressão artística do país a ser registrada como patrimônio imaterial, a capoeira pode virar em breve um esporte olímpico. Quem faz o alerta é o presidente da Federação de Capoeira Angola e Regional da Bahia (Fecarba), Jean Adriano Barros da Silva.- A capoeira já é um esporte de apresentação olímpica. Isso é uma etapa antes de estar nos jogos. Todos os esportes que constam das olimpíadas hoje já foram esportes de apresentação olímpica - avisa o presidente da Fecarba.- Estamos numa fase de consulta. O Comitê Brasileiro deve emitir um parecer desportivo, que será enviado para o Comitê Olímpico Internacional. O COI então vai julgar se a capoeira vai ser incorporada nos próximos ou ser mantida como esporte de apresentação - diz."
No entanto, teem-se a preocupação de que isso "tache" o esporte em músculos e suores. O que não é dificil acontecer, já que os brasileiros cismaram com essa cultura de bundas e reboladas.


"...E o que falta para essa efetivação?
"...estamos numa fase de consulta, elaborando modelos para o comitê olímpico. A confederação brasileira tem até o final do ano para apresentar uma proposta ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Depois, o Comitê deve emitir um parecer desportivo, que será enviado para o Comitê Olímpico Internacional. O COI então vai julgar se a capoeira vai ser incorporada nos próximos ou ser mantida como esporte de apresentação, presente na abertura das olimpíadas, por exemplo.
Qual a maior dificuldade em debater a questão?
Os mestres. Perceba que eles têm pouco dinheiro e reconhecimento. Fora da capoeira, o cara é nada e na capoeira ele é mestre. Então ele só confia naquilo que aprendeu com o seu mestre, que aprendeu com o anterior… Grande parte dos mestres antigos entende modificação como uma coisa que eles não dão conta. E, sem a presença deles, essa discussão não vale nada."
                Realmente a maior dificuldade em se integrar os grupos são as chamadas filiações...cada grupo tem seu grã-mestre, aquele que iniciou a filiação. Disciplina, principios, metodos...dependem de cada segmento. Então, "juntar" esses segmentos de forma em que todos fiquem satisfeitos será uma dificuldade que a COB achará no caminho.
                                                                                             Fonte: http://iurirubim.blog.terra.com.br/

Essa é uma de minhas paixões.. o tal do Maculelê!

?v=zdhttp://www.youtube.com/watch?v=zdwMZmium30wMZmium30

        A capoeira me fascina. Os movimentos, a ginga, a sintonia (è, pq se nao houver entre os  integrantes da roda, com certeza vira briga!). Mas, o que mais me chama a atenção é a disciplina. O respeito que se tem e que se dá ao outro, principalmente na hierarquia existente na mesma.
Me transporto a outro mundo quando estou lá! 
A energia...
AH! a ENERGIA!!!
E o descarrego??? Gente, nao tem nada melhor quando vc tá PdV e libera td lá! Cada porrada no saco, cada rodada de pé (meus preferidos, hihihihi), cada marcação que vocÊ faz é um gozo impressionante! 
O meu Grupo se chama QUILOMBO DO QUEIMADO, SEGUIDORES DO GRAO MESTRE CAIO , QUE é MESTRE DE MERRINHO E BININHA, do quilombo dos Palmares. Nosso grupo se reune as 2ªs , 4ªs e sabados, no bom jardim. E toda 2ª sexta-feira do mês tem roda de rua na feira da praça do Bom Jardim! Estejam convidados a participar!
    
 C A P O E I R A é vida!!! Minha vida!!!
   
Mestreeeeeeeeeeee!! hehehe depois de 2 semanas longe...eu to voltandoooo! hehehehehe ( e o pior da criança é que ela sabe que vai levar castigo hj...pelo menos duas voltas de corrida nas LAVADEIRAS e mesmo assim adooooooora!) - de vez em qdo sou chamada de louca...tem a ver???-
  
Rá!
  AXÉ! MUITO AXÉ!

Um comentário: